
Healthy Fits Me
by Joana
É dos problemas mais comuns que encontramos quando tentamos viver um estilo de vida saudável onde o objetivo é saber criar o equilíbrio no geral.
Como eu, existem muitos gulosos por aí, o que por vezes nos leva a comer muitos doces ou até mesmo comida no geral, nomeadamente produtos industrializados, quando nos encontramos aborrecidos, sem nada para fazer ou até quando estamos a relaxar e descontrair a ver um filme, com amigos a conversar, etc.
Existem várias formas de prevenir o tal ato incontrolável de comer, comer, comer e no fim ter aquela sensação de estar "cheios" e enjoados.
Aqui vão algumas das minhas sugestões que me ajudam nestes episódios:
1º- NÃO TER ACESSO: ao não ter fácil acesso a doces, comidas industrializadas, produtos alimentícios entre outros, será impossível cair na tentação! (a não ser que seja mesmo grave e se dirijam ao supermercado…mas aí o caso é mesmo grave ahah).
O facto de saber que há uma caixa de gelados no congelador, ou umas bolachas no armário, entre outras possibilidades só ajuda na vontade de acabar com eles. Evitar ao máximo ter produtos alimentícios em casa mas sim MUITOS ALIMENTOS, ou seja, produtos naturais, frescos e de muita preferência biológicos para evitar contaminações, de modo a que se sintam obrigados a cozinhá-los, deixando de ter vontade de comer fora das vossas horas, ou então comem, mas ao menos comem uma coisa muito mais saudável do que um pacote de bolachas cheias de açúcar, gorduras prejudiciais, etc.
2º- MUITA ÁGUA: (para além da que já bebem), beber muita água quando apetece doces/comida ajuda, pois muitas vezes nem sequer têm fome e pode ser o corpo a pedir hidratação ou a dizer que está aborrecido, o que me leva ao terceiro ponto.
3º- DISTRAÇÕES: normalmente temos desejos de doces ou de comer exageradamente, mesmo quando acabamos de almoçar ou jantar, quando não estamos propriamente ocupados. Isto é, ou a ver televisão, ou entretidos no telemóvel, jogos etc.
Quando isto acontecer, levantem-se e encontrem alguma distração, uma caminhada, arrumar a gaveta das meias, limpar a casa, há muito por fazer! Existem depois situações em que não é possível parar o que estamos a fazer, por exemplo quando nos encontramos a estudar, trabalhar, entre outros, nestas situações aconselho ter sempre muita água por perto, snacks acessíveis mas “puros e saudáveis”, tipo chocolate preto, frutos secos, doces feitos por nós, bolachas saudáveis, até uma cenoura crua para ir comendo!
4º- COZINHAR: muitas vezes a cozinha é a minha melhor forma de evitar comer, por muito irónico que pareça! O que acontece é que ao estar a cozinhar estou distraída e acabo por não comer até o resultado final estar pronto ou então acabo por petiscar em alimentos saudáveis e maioritariamente crus, ou seja, acabo com a vontade de comer enquanto cozinho algo que depois servirá para uma refeição e não como coisas más mas sim alimentos de verdade!
5º- VERSÕES SAUDÁVEIS DO QUE QUEREMOS: provavelmente a minha preferida, cozinhar, inventar, criar substituições! Apetece-me bolachas? Boa! Vou pegar em ingredientes bons e fazer as minhas próprias bolachas sem aditivos que não preciso para nada a não ser para prejudicar a minha saúde. Apetece-me bolo? Faço um bolo, por exemplo da caneca se tiver pouco tempo. Apetece um gelado? Trituro frutos vermelhos congelados (que tenho sempre no congelador, podem comprar em qualquer supermercado os sacos com misturas de frutos congelados) com um bocado de leite de arroz ou outro e como o meu gelado saudável!
Há mil e uma formas de contornar estes desejos por isso não arranjem desculpas. Sejam criativos e não se deixem levar pela vossa vontade enganadora. É só um desejo, tentem dar a volta e alimentem o vosso corpo com coisas boas.